Searching...

Transolímpica: Ligação prática e rápida entre as Zonas Norte e Oeste do Rio

A Transolímpica é uma das mais importantes intervenções urbanas do setor de transportes da cidade, como a Transoeste e Transcarioca, e ligará a Barra da Tijuca à Deodoro.

Parte de um grande investimento em infraestrutura, o corredor expresso com 23 km de extensão terá no trajeto viadutos, pontes e mergulhões. A via expressa encurtará o tempo de deslocamento e proporcionará mais desenvolvimento nos bairros onde passará o corredor viário.

Partindo da Barra da Tijuca, do cruzamento das avenidas das Américas e Salvador Allende, a Transolímpica passará pela Taquara, Curicica, Sulacap e Magalhães Bastos, até chegar a Deodoro, onde desembocará na Avenida Brasil, perto da Vila Militar. A construção da via também será responsável por promover a inserção da região de Deodoro e Magalhães Bastos como novo polo de crescimento residencial e econômico da cidade.

A Transolímpica terá quatro faixas por sentido – três para carros de passeio e uma para o corredor exclusivo de ônibus (BRT ou Bus Rapid Transit), que estará integrado à rede de transporte público do Rio. A previsão é que, durante o percurso, sejam instaladas 18 estações e dois terminais para as linhas BRT.

As estações vão oferecer aos usuários toda a infraestrutura, com segurança e a instalação de cerca de 3.200 postes de iluminação e 3 mil luminárias nos túneis. Também haverá preocupação com a travessia de trechos urbanos. Serão construídas pistas em nível, vias laterais, calçadas largas e travessia prioritária de pedestres, além de ciclovias nas duas laterais da via.

O projeto garantirá outras benfeitorias, como urbanização e facilidade de transporte para os moradores das áreas do entorno. Também será responsável por promover a inserção da região de Deodoro e Magalhães Bastos como novo polo de crescimento residencial e econômico da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

 
Desenvolvido por Fatcom Web Design - Tecnologia e Marketing Digital